terça-feira, 23 de junho de 2009

Casamento Judaico - Tradições

Provavelmente não exista nenhum costume mais alegre do que o casamento judaico. É uma simchá (ocasião alegre) que você não pode perder! É difícil encontrar uma celebração mais exuberante. Segue abaixo algumas curiosidades sobre esse costume:

Ketubah
Documento (contrato) de ligação legal. Ketubah é estritamente um símbolo. Porém, é importante o costume. Numa sala privada, na presença do rabino e de, pelo menos, duas testemunhas, a noiva e o noivo assinam a Ketubah.

Huppah

Local onde ocorre a cerimônia de casamento e simboliza a nova família. Pode ser tanto um dossel de pé com bases de suporte, como um dossel com quatro postes montados à mão. O teto da huppah pode ser feito com uma peça de tecido bordado ou com um talit (xale) tradicional de oração.

As roupas

O noivo veste o kitel branco que lembra uma mortalha. Neste dia feliz o homem deve ter em mente que é mortal. Este pensamento afastará a pessoa do pecado.

A noiva costuma usar um vestido de cor clara, que indica pureza, já que todos os pecados dos noivos são perdoados no dia de seu casamento. O costume de se cobrir o rosto da noiva lembra a matriarca Rivca. Cobrir os cabelos simboliza a modéstia que caracteriza as virtudes da mulher judia. Outro motivo pelo qual o noivo cobre o rosto da noiva é que a Presença Divina irradia do rosto da noiva neste momento, e por isto deve ser coberto. Mais um motivo é para indicar que o noivo não está interessado apenas na sua beleza física, pois beleza é algo passageiro, pode desvanecer com o tempo. Ele está atraído pelas suas qualidades espirituais, algo que ela nunca irá perder.

As sete voltas ao redor do noivo

Este é um costume de origem cabalística, difundido apenas entre as comunidades judaicas ocidentais. As voltas são alusivas aos sete dias da Criação. O circundar da noiva em torno do noivo representa também o seu investimento no casamento por um compromisso absoluto à construção de um lar de acordo com a vontade de Deus. Após terminar as sete voltas, a noiva fica ao lado direito do noivo, em sinal que estará sempre a seu lado para qualquer ajuda.

Aliança

É circular, não tem começo nem fim, e é um pronuncio da continuidade do amor, ao longo da vida matrimonial. Deve ser feita de ouro puro, sem desenhos ou ornamentos, pois o casamento deve ser de uma beleza simples.


Duas taças de vinho


Usadas nas bênçãos da cerimônia de casamento, pois o vinho, é um símbolo de alegria na tradição judaica. As bênçãos são a consagração e os alicerces que deverão formar o novo lar e o relacionamento do casal.

Quebra do copo

Serve para mostrar que a plenitude nunca será alcançada, pois ela é perfeita e só Deus é perfeito. Ou seja, num momento como o casamento onde tudo parece ser tão pleno um pequeno copo se quebra e a partir dessa quebra a perfeição não existe mais. A quebra do copo lembra também que mesmo na maior alegria pessoal deve-se pensar na destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e continuar a almejar pela sua reconstrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário